sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Texto do litoral de São Paulo sem possibilidades por enquanto de realizar Ecoturismo

x_3d02711e
Agora  estamos criando esse blog para ajudar nos nossos e no seu estudo para aumentar a sua compreensão e suas notas o que é importante né?!!! 


Prefeitos prevêem problemas em toda a temporada
Falta de água, congestionamento e acúmulo de lixo devem afligir turistas que buscarem o litoral nas férias e no Carnaval
Prefeito de Praia Grande afirma que o Estado precisa fazer obras adicionais na Imigrantes para amenizar o gargalo no trânsito
AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PRAIA GRANDE
São Sebastião, que recebeu cerca de 400 mil turistas no feriado do Réveillon, e Praia Grande, que tem uma população de 250 mil habitantes e chegou a 1,3 milhão de pessoas no período, prevêem novos problemas de falta de água, acúmulo de lixo e congestionamento na temporada de verão.
Isso porque a solução para esses problemas que afligiram os turistas no litoral nos últimos dias depende de medidas de médio e longo prazo.
Juan Manoel Pons Garcia (PPS), prefeito de São Sebastião, no litoral norte de SP, acredita que principalmente no Carnaval deve ocorrer desabastecimento. "Esperamos receber cerca de 500 mil pessoas."
A Sabesp anunciou ontem um rodízio de água em São Sebastião. Das 12h às 20h será fechado o abastecimento para os bairros Enseada, Canto do Mar, Jaraguá e Perequê com o objetivo de poder atender às partes mais altas também, que hoje sofrem com desabastecimento.
Já o prefeito de Praia Grande (litoral sul), Alberto Mourão (PSDB), disse que, se falar que não haverá falta d'água no período, estará "mentindo".
"Você tem um volume maior de consumo, ou seja, a pressão na tubulação cai vertiginosamente. Água para suprir, tem. O que não tem é suficiente pressão na tubulação. As pessoas precisam começar a ter controle no consumo", disse.
Mourão também afirmou que a prefeitura tem pedido aos prédios para que façam reservatórios inferiores maiores.
Benedito Felipe Costa, superintendente da Sabesp no litoral norte, diz que, com o excesso de consumo, não há pressão suficiente para abastecer as regiões mais altas de São Sebastião. Ele acredita que o rodízio irá até domingo, quando a situação tende a se normalizar. "Esse é o período mais crítico."
Segundo ele, no Carnaval o problema não deve voltar a ocorrer. "Pela nossa experiência, o número de pessoas é menor nessa época."
A solução definitiva para São Sebastião, segundo o superintendente da Sabesp, só virá com a ampliação da produção de água em Caraguatatuba e do sistema de bombeamento entre as duas cidades.
Costa diz que Ilhabela, Caraguá e Ubatuba tiveram poucas reclamações sobre falta de água. Segundo o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe de Azevedo, em momentos críticos houve falta de água nas regiões de Itamambuca, Perequê-Mirim e Praia Grande. "Mas não durou o dia inteiro."
Em Caraguá, a praia das Palmeiras e a praia do Aruan ficaram sem água.

CongestionamentoO prefeito de Praia Grande disse que a solução para aliviar o congestionamento nos feriados prolongados é a realização de obras complementares da segunda pista da Imigrantes, de responsabilidade do Estado.
De acordo com Mourão, a construção de viadutos no trecho de semáforos da Imigrantes, em São Vicente (74 km a sudeste de SP), daria vazão ao tráfego de quem deixa o litoral sul sentido capital. Esses viadutos eliminariam os semáforos.
"A gente vem cobrando há quatro anos essas obras", afirmou o prefeito. Além disso, ele disse que a criação de uma alça de acesso de 3.680 metros que ligaria a via Expressa Sul, em Praia Grande, à rodovia Padre Manoel da Nóbrega também seria uma opção.
Segundo ele, o estudo foi encaminhado para a secretaria estadual de Meio Ambiente. "Já gastamos um recurso da prefeitura em obras que o Estado teria de fazer. Acho que está na hora de o Estado fazer alguma coisa dentro da cidade", disse.
A assessoria de imprensa da Ecovias (concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes) informou que as obras complementares da Imigrantes não são de responsabilidade da empresa, mas do governo estadual.
A reportagem telefonou para as assessorias de imprensa das secretarias estaduais de Transportes e do Meio Ambiente, mas não recebeu resposta até a conclusão desta edição.

Recorde de lixoVárias cidades do litoral tiveram recorde de coleta de lixo. Em Ubatuba, a coleta passou de 60 toneladas por dia para 250 toneladas no dia 31 de dezembro, por exemplo.
São Sebastião precisa percorrer 250 quilômetros para levar seu lixo para Tremembé, desde o fechamento do lixão da Baleia, em 2005.
fonte:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0301200819.htm

Minha Opinião: Não é possível realizar Ecoturismo neste lugar pois existe a falta de água, tráfego intenso e o acúmulo de lixo, existem promessas de políticos mas não sabemos se o que eles prometem será cumprido ou não então por enquanto sem melhora no tráfego no acúmulo de lixo e no tratamento e na devida distribuição da  água o Ecoturismo não é possível.

Foi isso espere que gostem e que ajudem vocês em algumas pesquisas, é só!!!

2 comentários: